Assim como os seres humanos, os cães e gatos também devem ter cuidados especiais de saúde. A vacinação é um cuidado essencial, pois por meio dela seu pet fica protegido de doenças infecciosas e contagiosas que podem até ser fatais.
No dia 14 de Setembro recebemos um posto de vacinação da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses do GDF em nosso condomínio, a campanha tinha como objetivo prevenir a contaminação pelo vírus da raiva, através da vacina antirrábica. Na ocasião, cães e gatos do nosso condomínio, com idade a partir dos três meses foram imunizados contra essa doença.
A raiva é uma doença causada por um vírus e uma das formas de transmissão é pela saliva, quando um animal contaminado morde e fere o outro, pode transmitir o vírus, contribuindo para que a doença se prolifere rapidamente. Animais infectados apresentam sinais neurológicos, babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “cachorro louco”. Como mencionado, os sinais clínicos mais comuns da raiva são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias.
A administração do Condomínio Jardim Botânico VI, na pessoa da síndica Maria Aparecida Ayres, disponibilizou o espaço ao lado do prédio da administração para receber a equipe de vacinação e proporcionar maior comodidade aos condôminos para vacinar seus bichinhos de estimação.